:
:
:

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

OBTER DESCONTO:

:
:
:
Ver Detalhes

Todos

E GUARDE ESTE CÓDIGO DURANTE 30 DIAS

As 5 categorias de perfumes

Últimas

21 Abril 2020

As 5 categorias de perfumes

As 5 categorias de perfumes

Ouvimos os termos, compramos os perfumes, adoramos usá-los… mas sabemos realmente a diferença entre Eau de Parfum e Eau de Toilette? Ou sabemos que existem pelo menos 5 categorias de perfume diferentes?

O mundo da perfumaria é muito rico em diversidade, dado-nos à escolha perfumes com características muito distintas. Para o ajudar a decidir que tipo de perfume comprar da próxima vez, fique a saber tudo sobre as categorias de perfumes que pode encontrar no mercado. 


Os 5 Tipos de Perfumes


Sim: há mais tipos de perfumes além da Eau de Parfum e Eau de Toilette. Estes dois tipos são os mais comuns, mas há mais três. E é importante conhecer bem estes tipos de perfumes para poder tomar a decisão mais acertada sobre que tipo de perfume comprar e em que ocasião usar.

Antes de falarmos de cada um, é importante esclarecer um ponto: o que diferencia cada uma das categorias de perfumes é a percentagem de óleos essenciais são usados no perfume. Dito por outras palavras, é a quantidade de perfume “puro” que o perfume tem.


Vejamos cada um deles.


Parfum

Também conhecido como “Extrato” ou simplesmente “Perfume”. São os perfumes com mais concentração de óleos essenciais, que podem ir até 40% da composição do perfume. No entanto, a concentração da maior parte dos Parfum ronda os 20-30%. Em média, o aroma destes perfumes perdura mais de 12 horas, com uma performance muito estável durante o dia. Há Parfum que chegam a durar um dia inteiro (24h).

Quando?

Geralmente, os Parfum são perfumes com muita projeção e durabilidade, com força suficiente para encher uma sala com a subtileza dos seus aromas. Recomendamos que reserve para ocasiões especiais, de preferência à noite. Em dias quentes, não recomendamos a aplicação de Perfum quentes, porque o calor vai tornar o aroma ainda mais intenso e invasivo.

Como?

Como os Perfum são muito densos em óleos essenciais, borrife diretamente na pele e não na roupa, porque pode manchar. Pequenas quantidades no punho ou atrás das orelhas são suficientes.



Eau de Parfum

Eau de Parfum vem a seguir, e é um dos produtos mais vistos no mercado. É o segundo tipo de perfume com mais concentração de óleos essenciais, e por isso apresenta um cheiro também intenso e duradouro. Pode ir até 25% de concentração, embora a maior parte das Eau de Parfum tenha em média 15-20%. As Eau de Parfum são uma solução mais em conta do que as Parfum, mas asseguram uma performance muito interessante, com uma longevidade entre as 8 e as 10h. Alguns conseguem persistir durante mais de 12h apenas com as borrifadelas iniciais.

Quando?

Ocasiões especiais, saídas à noite ou mesmo para eventos formais, de dia ou noite, conforme o peso do perfume. As Eau de Parfum frescas dão-se muito bem no verão, enquanto as mais quentes são ótimas no inverno. Mas atenção: as Eau de Parfum são igualmente intensas, pelo que em dias de muito calor podem ser invasivas.

Como?

Tal como os Parfum, as Eau de Parfum são ricas em óleos essenciais, pelo que não é recomendada a aplicação na roupa. Duas a três borrifadelas nos punhos, pescoço ou atrás das orelhas são suficientes. Repita ao fim de 8 a 10h.

Sugestão 1

Sugestão 2


Eau de Toilette

A par das Eau de Parfum, as Eau de Toilette são as mais populares no mercado da perfumaria. É o terceiro tipo de perfume com mais concentração de perfume puro, e pode ir até aos 15%, embora a maior parte ande pelos 8-10%. São fragrâncias mais leves e subtis, embora com performances igualmente interessantes e indicados para circunstâncias específicas. É provavelmente o tipo de perfume mais versátil de todos, podendo ser usado em quase todas as ocasiões, dependendo das suas características. Uma Eau de Toilette vive o pico da sua intensidade até 4-6h.

Quando?

Em quase todas as ocasiões. Eventos formais ou informais, no trabalho, num encontro especial ou numa saída à noite. Apenas fica a dica: se for quente, use no inverno; se for fresco, aposte em dias de calor.

Como?

Uma vez que a concentração de óleos essenciais é inferior aos anteriores, pode aplicar na roupa. Aliás, pensa-se que a origem do nome (Eau de Toilette) possa também vir de água de roupa, sendo por isso uma fragrância para dar cheiro às vestimentas. 3 a 4 borrifadelas são suficientes. Repita ao fim de 6 horas.


Sugestão 1

Sugestão 2


Água de Colónia / Eau de Cologne

Provavelmente todos tivemos um quando éramos mais pequenos. Eau de Cologne ou Águas de Colónia são fragrâncias mais leves, geralmente frescas, com baixa concentração de óleos essenciais: pode ir dos 2 a 5%. A fixação é baixa, mas são fragrâncias frescas.

Quando?

Em ocasiões informais, um almoço ou jantar (em casa ou fora) ou até mesmo para quem se queira sentir perfumado em casa. Também pode usar no trabalho. São fragrâncias subtis, leves mas refrescantes, pelo que são sobretudo indicadas para usar na primavera ou no verão.

Como?

À semelhança com as Eau de Toilette, estes tipo de perfume também pode ser aplicado na roupa ou no corpo. Recomendamos que borrife 3 a 4 vezes, e que repita ao fim de 4 horas.


Sugestão 1

Sugestão 2


Eau Fraîche

É o tipo de perfume com menos concentração de óleos essenciais e provavelmente dos menos falados. Por norma, terá entre 1 a 3% de concentração de perfume e, à semelhança das Eau de Colgne, têm uma fixação e longevidade mais subtis. O bom lado das Eau Fraîche é que são perfumes íntimos e de conforto: só estando próximo da pessoa se sente o aroma por inteiro.

Quando?

Ocasiões informais, e também se quiser andar por casa com um cheirinho perfumado.

Como?

Na roupa ou no corpo. 3 a 4 vezes. Renove a fragrância ao fim de 4 horas.


Sugestão 1

Sugestão 2


E cá está: as 5 categorias de perfumes disponíveis no mercado. É o nível de concentração de perfume puro que define cada fragrância, mas não se esqueça: cada tipo de perfume é mais indicado para certas ocasiões do que outros. Além disso, ter mais concentração de óleos essenciais não significa necessariamente ser melhor perfume ou ser um perfume mais caro. O que conta é a qualidade dessa concentração.


Gostou das nossas sugestões?

Lembre-se destas dicas quando estiver à procura do seu novo perfume. A Perfumes and Beauty ajuda!


Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.